Olá. Percebemos que o seu navegador está desatualizado.
É preciso utilizar um navegador atualizado para correta experiência dentro do site. Abaixo sugestões de uso dos principais navegadores:
Google Chrome Mozilla Firefox
Hello. We noticed that your browser is out of date.
You must use an updated browser for the correct experience within the site. Below are suggestions for using the main browsers:
Google Chrome Mozilla Firefox
Hola. Notamos que su navegador está desactualizado.
Debe usar un navegador actualizado para la experiencia correcta dentro del sitio. A continuación hay sugerencias para usar los principales navegadores:
Google Chrome Mozilla Firefox

Mercado Livre de Energia: entenda tudo sobre esse mercado e descubra como migrar

24/01/2022
Mercado Livre de Energia
Mercado Livre de Energia usa diferentes tipos de abastecimentos energéticos

O mercado de energia pode ser um ambiente distante do que você está acostumado a conhecer, além disso, entender se a sua empresa pode migrar para esse mercado é uma das grandes dúvidas para os que querem economizar.

Este mercado permite que o consumidor faça negociações diretamente com o gerador ou comercializador de energia elétrica. Ou seja, neste mercado a sua empresa poderá adquirir energia elétrica de outros fornecedores, além das tradicionais concessionárias.

Como funciona a comercialização de energia

A comercialização de energia no Brasil é dividida em dois ambientes, o de Contratação Regulada (ACR) formado por consumidores cativos, e o de Contratação Livre (ACL) ambiente em que estão os consumidores livres.

Com os ambientes divididos, podemos agora conhecê-los melhor e entender como funciona esse mercado.

Mercado Cativo de Energia

Esse é o mercado onde parte da população está vinculada, conhecido também como Ambiente de Contratação Regulada. Neste mercado a energia é comprada pelas distribuidoras por meio de leilões, onde o preço é geralmente apontado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Neste modelo de mercado, os consumidores compram a energia elétrica de concessionárias de distribuição, geralmente são aquelas empresas que estão presentes em sua região, cujo nome sempre vem registrado na fatura de luz que você recebe em casa ou em sua empresa. Neste modelo de negócio as tarifas são reguladas pelo governo e cada unidade consumidora (casa/empresa) paga uma fatura mensal, que inclui a geração dessa energia e a distribuição.

Assim, o Mercado Cativo de Energia é formado pelos consumidores cativos que têm acesso à energia com tarifas estabelecidas pelo governo e pagam mensalmente pelo serviço de distribuição e de geração de energia.

Mercado Livre de Energia

Já no Mercado Livre de Energia, o consumidor livre é quem compra a energia, negocia o preço e as condições de pagamento. É um ambiente de negociação onde os consumidores “livres” podem comprar energia alternativa ao suprimento da concessionária local com preços negociáveis direto com os agentes geradores e comercializadores.

Neste ambiente, o consumidor livre mantém dois contratos: um com a distribuidora, pelo uso do fio de transmissão, e outro com a geradora, que será a responsável por comercializar a energia.

Somente os agentes autorizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e registrados na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) podem orientar corretamente os consumidores a migrarem para o mercado livre.

Para uma empresa migrar ao Mercado Livre de Energia, ela precisa estudar e analisar de maneira bem aprofundada.

Principais vantagens do Mercado Livre de Energia

A migração para o Mercado Livre Energia oferece diversas vantagens para as empresas que mantêm alto consumo de energia elétrica. O principal deles é a possibilidade de diminuir custos, já que a contratação é feita diretamente do fornecedor e permite a negociação de preços e prazos. Confira:

Redução dos custos

Comparados aos preços praticados pelas distribuidoras de energia, os valores negociados no Mercado Livre de Energia são extremamente competitivos. Assim, os consumidores alcançam até 35% de redução de custos com energia elétrica.

Compra de energia sob demanda

No Mercado Livre, o consumidor pode contratar o volume de energia de acordo com a demanda de sua empresa numa negociação feita diretamente com a geradora. Há flexibilidade para adequar preço, volume, prazo e forma de reajuste, além de prever sazonalidades.

Previsão de gastos

Na contratação de energia elétrica no mercado livre, as empresas negociam valores que serão válidos por todo o período de contrato. Assim, não ficam suscetíveis às bandeiras tarifárias que influenciam os valores cobrados pelas concessionárias.

Como faço para migrar para o Mercado Livre de Energia?

Caso atenda aos critérios de elegibilidade, o consumidor pode migrar para o Mercado Livre de Energia seguindo 8 passos. Conheça cada um deles:

  • Passo 1:
    • Avaliar requisitos de tensão e demanda;
  • Passo 2:
    • Realizar estudos de viabilidade econômica;
  • Passo 3:
    • Analisar os contratos vigentes com a distribuidora;
  • Passo 4:
    • Negociar e assinar o contrato de fornecimento no Mercado Livre com um gerador ou comercializador;
  • Passo 5:
    • Denunciar o contrato de fornecimento à atual distribuidora;
  • Passo 6:
    • Adequar seu sistema de medição de consumo com a distribuidora conforme a legislação vigente;
  • Passo 7:
    • Aderir à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Se sua empresa tem o interesse em fazer a migração para o Mercado Livre de Energia, é recomendável recorrer a consultorias especializadas, que fornecem o acompanhamento de todos os processos.

A possibilidade de negociar preços, prazo e volume de acordo com a própria demanda já motivou mais de 10 mil empresas que migraram do mercado cativo. Mesmo com a crise provocada pela pandemia de Covid-19, o mercado livre cresceu 11% na comparação entre julho de 2020 com o mesmo mês do ano anterior. 

Contate um especialista da RB|E e peça já uma análise de migração da sua empresa para o Mercado Livre de Energia!

Voltar